Gostava de comprar casa nova ou trocar de casa e precisa de financiamento? Contacte-me: 926 80 90 92 | Nelson Favas Consultor Financeiro
Saiba como, contacte-me

27 agosto 2007

Internet Segura para os mais pequenos

Este post é dirigido aos Pais que vêem já os seus rebentos a rondar os computadores e a Internet.

A ideia principal deste post é auxiliar o utilizador do Windows a criar um perfil no computador ao qual permitirão o acesso aos vossos filhos de forma segura.
Após a utilização do software sugerido , o utilizador criado para os miúdos será seguro o suficiente para que estejam descansados no trabalho, e a questão "o que é que os pequenotes estarão a fazer no computador e principalmente na Internet?" deixe de ser problema.

Desde já, devo dizer que o principal e o mais sensato a fazer é com que eles compreendam que a Internet têm limites, sem lhes provocar medo, instruam-nos sempre com a velha máxima "Não falar com estranhos".
O acompanhamento dos pequenos por parte dos pais é fundamental.
Embora nenhum software garanta o uso a 100% de segurança, vou tentar dar dicas suficientes para auxiliar a garantir alguma segurança na navegação/utilização da internet e computador.

1ª Fase
Software de protecção básica no computador:
O utilizador Administrador da máquina deverá já ter previamente instalado o software básico de protecção, tal como Antivirus, Antispyware e Firewall.
No caso do utilizador não ter estes software aconselho vivamente que os adequiram.
A forma mais prática é fazer download desses programas disponíveis na Internet, os quais aconselho:
Antivirus: Kapersky Anti-Virus 7.0 | Homepage | Nota: Versão disponível para Download apenas para protecção de 30 dias.
AntiSpyware: Spyware Terminator | Homepage | Freeware;
Firewall: Comodo Firewall Pro | Homepage | Freeware;

Após o software estar correctamente instalado e a trabalhar deve então o utilizador continuar com a preparação do computador para o seu pequenote.

2ª Fase
Criar um novo perfil no Windows (todas as fotos são ampliaveis se clicares em cima)
1- "Iniciar"
2- "Painel de Controlo"
3- "Utilizadores"
4- "Criar novo utilizador"


5- Dá nome ao Novo Perfil (eu dei-lhe o nome de "Pequenote");
6- Seleccionar acesso limitado e carregar em criar conta.



Aqui podes editar este novo utilizador, mudando a foto e o nome, tudo o resto não deves mexer.

Notas:
a) Todos os outros utilizadores devem ter uma password de acesso e só assim o "pequenote " irá utilizar somente o espaço que foi criado para ele, o qual deverá permanecer de acesso livre.
b) Para colocares password no teu perfil basta em "Utilizadores" seleccionares o teu perfil e posteriormente em "Criar Password".

3ª Fase - Preparar o Utilizador

Criada a conta, deve o utilizador certificar-se que o novo perfil somente acede ao que realmente é necessário, e aqui claro depende de cada um e da sua sensibilidade para a questão. Para nos auxiliar é aqui que as maravilhas do software iniciam:
a) Eu sugiro que efectuem download e instalação deste programa Advanced Security Level
este software faz a gestão absoluta de todos os utilizadores do computador e com ele vamos restringir o acesso a diversas funções dos perfis tais como os programas a aparecer no menu "Iniciar", os programas que se pode ou não aceder por perfil, é um software de boa e facil gestão, embora não muito intuitivo, com uma leitura atenta, consegue-se atingir o que se pretende. | Homepage | Free to try;

b) Outro software a fazer download e instalação é o Child Control 2007 (CHICO 2007), com este software, vamos definir os períodos em tempo em que o pequenote pode estar no computador e na Internet. A aplicação é de fácil gestão e bastante intuitiva, basta seleccionar o utilizador que se pretende alterar e depois é só ler o que se quer fazer. | Homepage | Free to try;



Notas:
a) Se já tem os software de segurança básica instalados no seu PC, estes dois programas vão necessitar que crie autorizações especiais na firewall.
b) Nas homepages existem manuais de como ambos funcionam. Não explico exatamente o que se deve restringir pois isso como disse ao inicio depende da sensibilidade de cada um.

4ª Fase - Navegação na Internet, algumas sugestões.

Para a navegação da Internet a sugestão do Browser a escolher recai sobre o Firefox, devendo ser este seleccionado pelo o utilizador administrador como o browser principal do sistema. No caso de não pretender instalar mais nenhum navegador de internet, não se esqueça de efectuar a proibição de acesso a conteúdos de internet utilizando a aplicação referida na 3ª. Base b'.

No entanto e como este post visa a inclusão do seu pequenote no mundo que é a internet, gostava de sugerir um navegador de Internet totalmente virado para os miudos.
Luciboo é uma página totalmente virada para os pequenos cibernautas, o único senão é que está totalmente em inglês, no entanto e como os pequenos já tem essa lingua na escola primária esta será também uma forma de os ajudar a progredir nesse idioma.

No entanto a www.luciboo.com disponibiliza um navegador de internet, o Firefly, totalmente virado para a classe etária que pretende atingir.
Este navegador é simples e tem como principais características:
Somente deixar navegar por páginas que os pais permitam;
Pesquisa incorporada com a funcionalidade e filtros para crianças da Google;
Temporizador, para colocar o tempo que os pais queiram que o browser funcione;
etc..
Pode fazer download do Firefly aqui.

5ª Fase - Formação e pedagogia

A) Deve qualquer pai ler um pouco sobre "Internet segura", pelo que sugiro que passem pelos sites que se seguem:

http://www.internetsegura.pt/
http://www.seguranet.pt/
http://www.internetsegura.org/

B) Devem os Pais após adquirirem alguns conhecimentos sobre "Internet Segura" fazela chegar aos seus filhos da melhor forma possivel, pois a educalos cada um é o melhor professor.
C) Os Pais devem seguir de perto e sempre que possível a navegação dos filhos pela Internet.
D) Por fim, e no meu ver a mais importante, confiem neles.

1 comentário:

Paulo disse...

Este post está simplesmente fantástico. Muito útil!
Por enquanto (ainda) não preciso de fazer isto. Mas não faltará muito...

Gostava de reduzir as suas despesas com creditos? Contacte-me: 926 80 90 92 | Nelson Favas Consultor Financeiro
Saiba como, contacte-me