Gostava de comprar casa nova ou trocar de casa e precisa de financiamento? Contacte-me: 926 80 90 92 | Nelson Favas Consultor Financeiro
Saiba como, contacte-me

20 setembro 2007

20 programas úteis, gratis e de código aberto para usar no Windows

Este post é para dar a conhecer algumas boas alternativas ao software pago existente no mercado.
Trata-se de uma pequena lista de software, grátis e disponível para download na Internet.
Todo o software a baixo referido pode ser descargado, partilhado, copiado, sem que nenhum tipo de autoridade lhe encha a cabeça. Ao utiliza-lo tenha em mente que não está a fazer nada de ilegal (usar o software é uma coisa, o uso que lhe dá é outra...), tornando-se assim a mais prática e cómoda forma de substituir todo o software pirateado (crackado, com Serial Number que não seja seu, etc...) no seu computador.

1. Firefox
Firefox logo
http://www.getfirefox.com/
Substitui o Internet Explorer.
Firefox é rápido, prático e tem toneladas de de plugins espectaculares que tornam as navegações da Internet bem mais atractivas e interactivas.


2. Thunderbird

http://www.mozilla-europe.org/pt/products/thunderbird/
Substitui o Microsoft Outlook.
Thunderbird é um cliente de E-mail bastante rápido e prático. A Recepção e envio de mail é bastante seguro uma vez que o Thunderbird usa implementações de recursos como o filtro anti-spam, pastas de pesquisa, marcadores, proteção à privacidade e muito mais.

3. OpenOfficeOpenOffice logo

http://www.openoffice.org/
Substitui o Microsoft Office
OpenOffice é um conjunto de aplicações de código aberto e livre, que permite a edição de todos os documentos gerados pelo Microsoft Office. É bastante prático e simples de utilizar.

4. ClamWin

http://www.clamwin.com/

Substitui o Norton AntiVirus ou McAfee
ClamWin é um antivírus bastante leve e competente, facil de utilizar e com actualizações da base de dados de vírus muito frequente. É um software que não pesa em nada no seu computador e faz exactamente o mesmo que todos os outros.

5. Pidgin

http://www.pidgin.im/
Substitui o Windows Messenger, AIM, Google Talk, ICQ, etc.
Este é um programa de mensagens instantâneas bastante engraçado, pratico e limpo. O utilizador pode usufruir de todos os serviços ao mesmo tempo. Tem um corrector de línguas integrado o que facilita bastante para quando o diálogo que está a ter requer uma escrita sem erros.

6- Azureus

http://azureus.sourceforge.net/
Original e essencial.
Azureus é um cliente de BitTorrent simples e prático. O software desenvolvido em Java dá ao utilizador uma perspectiva bastante atractiva na sua navegação.
"BitTorrent é um protocolo que permite às utilizadoras e aos utilizadores fazerem download de arquivos indexados em web sites e funciona com a ideia "partilhe o que já descarregou".

7. GIMP

http://www.gimp.org/
Substitui o Adobe Photoshop
Já vos tinha falado desta ferramenta aqui.
Gimp é um editor de imagem de alta qualidade com todas as funções do Photoshop.
Uma das suas grandes particularidades é que para além do anteriormente referido, a sua portabilidade.

8. VLC Media Player

http://www.videolan.org/vlc/
Substitui Windows Media Player, Quicktime, RealPlayer, etc.
A grande vantagem deste player, para além do grupo onde se encontra inserido, é que apenas com este software conseguimos ver todos os formatos de imagem disponíveis no mercado. Uma vez instalado, lá dizemos adeus ao WMP e Quicktime, porque deixaram de ser úteis. Este software é também portatil.

9. Audacity

http://audacity.sourceforge.net/
Bem este é um gravador de voz, e agora que ando a tentar descobrir uma forma de vos poupar a leitura dos meus post's, passando a ouvilos, descobri-o num sites que visito frequentemente. O que é certo é que se revelou um poderoso gravador, este software e um microfone podem fazer maravilhas. Não é essencial, mas é bastante util.

10. RSSOwl
RSSOwl logo
http://www.rssowl.org/
RSSOwl é um dos muitos RSS readers em codigo aberto, porém para mim o mais completo e interessante. Não é que o use muito até porque uso bastante o Netvibes, que online é no meu entender o mais completo.


11. Filezilla

http://filezilla.sourceforge.net/
Substitui o WinFTP
É um cliente FTP, bastante prático e simples, que permite aos utilizadores que tem conteúdos hospedados na internet fazerem a gestão dos mesmos.


12. Handbrake

http://handbrake.m0k.org/
Handbrake é um software que permite ao utilizador exportar os seus DVD's para o disco do computador, tal e qual como eles são (com menus, som e imagem) sem perder qualquer qualidade.


13. KeePass
KeePass logo
http://keepass.sourceforge.net/
Bastante util e pratico, para quem tal e qual como eu tem montes de passwords e usernames para os mais diversos serviços. É um excelente organizador de passwords e totalmente seguro.

14. TrueCrypt

http://www.truecrypt.org/
TrueCrypt é um software que permite criptar a sua USB pendisk, bastante util para quem transporta correntemente informação confidencial e/ou secreta na sua pendrive, em caso de a perder o seu conteúdo somente será atingível se souberem as suas passwords.

15. PDFCreator

http://sourceforge.net/projects/pdfcreator/
Este é um software bastante util e simples de usar para quem cria com frequência documentos que não queira que se manipulem. PDFcreator cria uma impressora que imprime todos os seus documentos em formato PDF.


16. NASA Worldwind

http://worldwind.arc.nasa.gov/
Substitui o Google Earth
WorldWind é similar ao Google Earth, tem como desvantagem que não permite a criação de mapas, porém na visualização de 3D é bastante surpreendente.


17. Notepad2

http://www.flos-freeware.ch/notepad2.html
Substitui o Windows Notepad
Notepad2 é um substituto perfeito para o Windows Notepad e somente porque permite algumas pequenas coisas que o Notepad não permitia tal como: documentos multiplos, linhas e contador de palavras.

19- 7-Zip

http://www.7-zip.org
Substitui o Winrar, Winzip
Simples e útil para compactar e descompactar ficheiros.


20 -WinDirStat

http://windirstat.info/
WinDirStat permite aos utilizadores fazerem um rastreio ao Disco Duro á procura de todos os ficheiros que estão a ocupar espaço desnecessário. É uma ferramenta genial para quem se preocupa com o espaço e arrumação do seu computador. O ambiente Gráfico danos exactamente a ideia de como está tudo "desarrumado".

WinSCP, para transferência de ficheiros segura;
X-Chat 2, para substituir o mIRC;
eMule, para partilha de ficheiros;
MediaCoder, para ripar e conversão de vídeo;

Para encontrar ainda mais software grátis licenciado como "Open Source" veja as seguintes páginas:

http://sourceforge.net/

http://www.opensourcewindows.org/

Para encontrar ainda mais software grátis, licenciado como "Freeware" veja as seguintes páginas:

http://www.freewarefiles.com/
http://www.sixfiles.com/freeware.php
http://www.freewarehome.com/
http://www.freewarezoom.com/
http://www.freeware.de/
http://pt.blinklist.com/ELJAR/freeware/


Sem comentários:

Gostava de reduzir as suas despesas com creditos? Contacte-me: 926 80 90 92 | Nelson Favas Consultor Financeiro
Saiba como, contacte-me