Gostava de comprar casa nova ou trocar de casa e precisa de financiamento? Contacte-me: 926 80 90 92 | Nelson Favas Consultor Financeiro
Saiba como, contacte-me

13 setembro 2007

MUDANÇAS NA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE JANEIRO 2008

Recebi isto por mail hoje e não podia deixar de partilhar.

A partir de janeiro de 2008, Brasil, Portugal e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste - terão a ortografia unificada.

O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.

Resumo da ópera - o que muda na ortografia em 2008:

- As paroxítonas terminadas em "o" duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de "abençôo", "enjôo" ou "vôo", os brasileiros terão que escrever "abençoo", "enjoo" e "voo".

- mudam-se as normas para o uso do hífen

- Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus decorrentes, ficando correta a grafia "creem", "deem", "leem" e "veem".

- Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como "louvámos" em oposição a "louvamos" e "amámos" em oposição a "amamos".

- O trema desaparece completamente. Estará correto escrever "linguiça", "sequência", "frequência" e "quinquênio" ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.

- O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de "k", "w" e "y".

- O acento deixará de ser usado para diferenciar "pára" (verbo) de "para" (preposição).

- Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia". O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.

- Em Portugal, desaparecem da língua escrita o "c" e o "p" nas palavras onde ele não é pronunciado, como em "acção", "acto", "adopção" e "baptismo". O certo será ação, ato, adoção e batismo.

- Também em Portugal elimina-se o "h" inicial de algumas palavras, como em "húmido", que passará a ser grafado como no Brasil: "úmido".

- Portugal mantém o acento agudo no e e no o tônicos que antecedem m ou n, enquanto o Brasil continua a usar circunflexo nessas palavras: académico/acadêmico, génio/gênio, fenómeno/fenômeno, bónus/bônus.

Fontes: Revista Isto É, Folha de São Paulo e Agência Lusa

Leia o Acordo na sua totalidade aqui.

8 comentários:

Célia disse...

Não fazia a mínima ideia!! Gostei de saber, especialmente porque sou muito rigorosa com a minha ortografia... Mas algumas destas coisas vão ser difíceis de pôr em prática de um dia para o outro, apesar de concordar com elas, como por exemplo o desaparecimento dos "c" e "p" nas palavras onde não se lêem. (que a partir de 2008 se vai escrever leem ;))

Célia disse...

PS: O link que deixaste não estará errado? É que no artigo 3.º diz que o acordo entrará em vigor a 1 de Janeiro de 1994...

Rute disse...

hummmm.....vai ser complicado...

Unknown disse...

Mudanças na Ortografia da Língua Portuguesa a partir de Janeiro 2008*

Segundo notícias veiculadas pela imprensa brasileira e citadas pela agência de notícias portuguesa Lusa, o Acordo Ortográfico entrará em vigor em Janeiro de 2008, para os oito países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa — Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

*Notícia publicada na revista Isto É, Folha de São Paulo e agência Lusa — 26/06/2007

Segundo o que li esse acordo foi escrito em 1990 e entraria em vigor na data que refiste, no entanto não sei se existe ou não uma confirmação oficial do gov. Português.

Quanto a isto, contactei o Governo através do seu portal enviando-lhes uma mensagem de pedido de confirmação da veracidade da noticia vou ver se me confirmam.

Unknown disse...

Li recentemente na Internet alguns artigos sobre a implementação das mudanças na ortografia da língua portuguesa nos países da comunidade que falam a mesma língua.
No entanto não consegui encontrar nenhum artigo oficial português que confirmasse a veracidade dessa informação e se é real a implementação do Acordo Ortográfico assinado em Dezembro de 1990, já a partir de Janeiro de 2008 no nosso País.
Dado que o objectivo desta página é permitir o diálogo entre o cidadão e o Governo e a informação disposta até então não é clara, gostaria se possível, um esclarecimento e ou informações adicionais sobre este assunto.

Grato pela vossa Atenção
Nelson Favas
---
A sua mensagem foi enviada com sucesso.
Em breve receberá um email de resposta.

Unknown disse...

Bom lá tenho que passar a ser uma pessoa de ação....mas o corrector de português do firefox ainda está em pt do antigamente, mas como as alterações é só em Janeiro de 2008...ver como vai ser.

Abraço

Alex disse...

Olá Nelson,

encontrei seu blog e achei muito interessante. Confesso que não sabia desta notícia. Vou aproveitar e colocá-la no meu blog. Faça-me uma visita: cultlazer.blogspot.com

Linkarei seu blog.

Abraços!

Alex disse...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u325762.shtml

O link acima traz declaração do ministro da educação brasileiro dizendo duvidar que a reforma saia em 2008, devido à demora de Portugal em assinar o acordo.

Outro link do mesmo jornal:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u321371.shtml

Gostava de reduzir as suas despesas com creditos? Contacte-me: 926 80 90 92 | Nelson Favas Consultor Financeiro
Saiba como, contacte-me