Carnaval,
não sou um admirador fanático da época, contudo defendo que esta tem de ser vivida com o espirito de alegria, festa e "mente aberta"...
Gosto de ver, lembro-me de ter participado, mas não me sinto com o espírito para o voltar a fazer...
Destaco e aprecio a originalidade de alguns "disfarces", a critica neles embutida e alguns casos somente pela sua "triste figura". Agrada-me igualmente as partidas de "bom gosto". Desprezo a falta de originalidade e a cópia de outrem.
Disfarces de sempre e para sempre: o homem de mulher e a mulher de homem, o Pierrot, o Bêbado, o Palhaço, a Fada, a Enfermeira, etc...
Considero que esta é a altura onde, quem participa, liberta o que vai dentro de nós e expressa isso na escolha da sua fantasia.
Seguem-se alguns sitios na net que encontrei.
O que Comer?
Carnaval em Portugal, onde ir e onde ficar:
Lazarim –
Programa: Terra de máscaras artesanais em madeira de amieiro, no concelho de Lamego, também este ano verá os jovens solteiros tomar a dianteira de uma “guerra dos sexos” inócua e muito divertida.
Podence –
Programa: Próximo de Macedo de Cavaleiros, aqui quem manda é o Careto, figura colorida com máscara de metal que azucrina as raparigas solteiras e os homens possuidores de pipas de vinho.
Loulé –
Programa: O luxuoso Carnaval de Veneza, um dos mais famosos em todo o mundo, vai ser o tema principal do Baile da Comissão do Carnaval de Loulé. Para além disso, esperam-se as tradicionais “batalhas de flores”.
Ovar –
Programa: Já com 53 anos de história, o Carnaval de Ovar é rico em cortejos, competições, desfiles e as “importadas” escolas de samba. Os festejos duram um mês e atraem milhares de visitantes.
Sines –
Programa: Ana Afonso, Jorge Monte Real e Paula Coelho são as três “estrelas” do Carnaval de Sines deste ano, uma celebração colorida e muito animada, com forte inspiração nos costumes do nosso país irmão.
Torres Vedras –
Programa: Fogo de Artifício, DJ’s e Jazz – eis uma combinação explosiva para animar este Carnaval, sem esquecer o tradicional discurso satírico sobre o Estado da Nação.
Loures –
Programa: Com uma longa tradição que remonta a 1900, o Carnaval Saloio de Loures tem os seus picos no desfiles de Domingo Gordo e de Terça-feira, e no Enterro do Carnaval, na noite de Quarta-feira de Cinzas.
Aveiro –
Programa: Um corso marítimo na noite de segunda-feira, subordinado a seis temas tradicionais, é a forma de Aveiro proporcionar aos seus habitantes e visitantes um Carnaval mais próximo da sua identidade.
Funchal –
Programa : "Da Atlântida ao século XXI - lendas e estórias da Madeira" – eis um tema que promete, para um Carnaval que há muito dá cartas no panorama nacional e internacional.
Castro Verde –
Programa: O festival Entrudanças engloba bailes, cantares alentejanos, oficinas de dança e cante, artesanato, caminhadas e muitas outras actividades, numa forma original e multicultural de assinalar esta época.