Gostava de comprar casa nova ou trocar de casa e precisa de financiamento? Contacte-me: 926 80 90 92 | Nelson Favas Consultor Financeiro
Saiba como, contacte-me

03 setembro 2007

Fotografias o que lhes fazer?

Acabaram-se as férias e chegou a hora de escolher, organizar e editar a panóplia de fotografias que foram tiradas. A questão é, o que lhes fazer e que software usar, partilhar e como?... e para ir mais fundo o que é que existe no mundo da Internet para o fazer....

No mercado existe um numero sem fim de software disponível para o efeito, no entanto como só queremos o melhor, ficam aqui algumas sugestões:

Organizadores de Imagem:

ACDSEE : Este software, permite uma gestão completa dos fotografias guardadas no seu computador, ele efectua a organização conforme o utilizador entenda, podendo ser utilizados filtros por Keywords, data, tamanho de imagem, etc. Um interface de compreensão e navegação bastante fácil e interactiva. A mais recente versão já está certificada para o Windows Vista e tem incluído o aperfeiçoamento de imagem através de um click. A grande desvantagem deste software é que o utilizador tem de pagar para usufruir a 100% dele. Download | Imagem| Licença: Free to Try;

Picasa : Este é o software de gestão e organização de fotografias disponibilizado pela Google é a melhor solução grátis disponível na Internet. Para além de permitir uma gestão total e controlada das fotografias; este software interage directamente com alguns serviços da Google. Permite também através de simples clicks os melhoramento de fotografias. Os aspectos mais positivos são ter um interface de compreensão e navegação bastante simples, e permite a criação de álbuns com inclusão de uma fotografia sem que esta seja duplicada para vários destinos. Download | Imagem | Licença: Freeware;

Organizadas as fotografias, há a necessidade de editar algumas delas, até porque vamos publica-las posteriormente e queremos que estejam o melhor possível.

Editores de Imagem:

Corel Paint Shop Pro XI : Este é um dos melhores editores de imagem que conheço. Bastante sofisticado e pratico. Este programa é capaz de fazer com que qualquer fotografia tirada por um amador pareça uma fotografia profissional. A Edição é bastante simples e já tem um incalculável numero de filtros predefinidos capazes de fazer um trabalho completamente profissional, ainda assim existe muito para explorar nos filtros, podendo o utilizador dar largas á sua imaginação e tirar todo o partido do software. Salienta-se ainda que traz incorporado também um organizador de fotos. Download | Imagem | Licença: Free to try;

Photoshop : Este é outro grande software para editar imagens, as suas potencialidades são incalculáveis, filtros inteligentes, interface simplificada e composição avançada são algumas das suas melhores características. Permite ao utilizador criar\editar qualquer imagem. Existem inúmeros tutoriais On-line que auxiliam o utilizador a tirar o melhor partido deste software. É no entanto no meu ver menos simples de utilizar que o CPSP XI. Download | Imagem | Licença: Free to Try

Paint.Net : É um software simples e fácil de utilizar, o utilizador compreende o seu funcionamento simplesmente pois tem inúmeras semelhanças com o Paint da Microsoft. O que destaca este software para alem da simplicidade são os seus efeitos especiais e o facto de ser gratis. Download | Imagem | Licença: Freeware

The Gimp : É o mais versátil software de edição de imagem. Equipara-se ao Photoshop mas em versão grátis. É no meu ver a opção mais acertada para edição/criação de fotos, logos e gráficos web. Uma das grandes vantagens deste software é a possibilidade da sua portabilidade através de uma pendrive. A maior particularidade deste editor de imagem é que foi construido inicialmente para correr em computadores cujo OS era o Linux, porém agora já está disponivel para as plataformas Windows e Mac. Download | Imagem | Licença: Freeware;

Mas existem alguns editores para aprimorar as fotografias online, onde o utilizador não necessita de instalar qualquer software na sua máquina e dispões gratuitamente de algumas ferramentas simples para a edição de imagem. O que se seque é uma pequena lista de links e alguns dos serviços disponibilizados.

Alguns Editores de Imagem Online:

Myimager.com : Editar: Rodar, Cortar, Inverter lado, etc... | Adjustar: Saturação, Brilho, luminusidade, etc...| Efeitos: Distorcer, Solorizar, Tinta de Oleo, Cromo, etc... | Desenhar: Linha, Retangulos, Circulos, etc.. | Optimizar: Cores, etc... | Dispõem ainda de um manual de utilização com tutoriais para auxiliar o utilizador. Não necessita de assinatura para usar o serviço.

Snipshot.com : Reajustar tamanho, cortar, rodar, Ajustar: Brilho, Saturação etc... | Permite Abrir imagens hospedadas online, salvar em diversos formatos e enviar fotos directamente para o email. Não necessita de assinatura para usar o serviço.

Fauxto.com : Reajustar tamanho, cortar, rodar, Ajustar: Brilho, Saturação etc... | Permite Abrir imagens hospedadas online, salvar em diversos formatos. Permite criar pastas On-line para guardar e editar posteriormente. Necessita de assinatura para usar o serviço.

Foto Flexer.com : Reajustar tamanho, cortar, rodar, efeitos de cor, distorcer, Auto-correcção de imagem, embelezar, correcção de olhos vermelhos, inserir texto, ajustar brilho, saturação, etc... Permite salvar imagens no formato JPG e PNG. O utilizador dispõe de um local onde armazena fotos, de onde as pode enviar directamente por email, fazer Download ou editar novamente mais tarde. Necessita de assinatura para usar o serviço.

Picnik.com : Reajustar tamanho, cortar, rodar, efeitos de cor, distorcer, Auto-correcção de imagem, embelezar, correcção de olhos vermelhos,ajustar brilho, saturação, etc... Não necessita de assinatura para usar o serviço.

Graphita.com : Este serviço serve para dar um toque pessoal ás imagens, tal como adicionar um Post-It, colocar um chapéu de aniversário, colocar um microfone na frente, etc... Bastante engraçado para personalizar mais ainda as suas fotos. Necessita de assinatura para usar o serviço.

Improve your Images.com : Este serviço serve para com um simples click melhorar as suas fotografias. O próprio sistema efectua automaticamente a correcção da sua imagem. Simples e eficaz. Apenas funciona para o formato JPG está acessível. Não necessita de assinatura para usar o serviço.

Online Photo Tool.com : Reajustar tamanho, cortar, rodar, efeitos de cor, distorcer, alguns efeitos. O utilizador tem de ter instalado no PC a ultima actualização do Java software. Não necessita de assinatura para usar o serviço.

Editada a imagem, está na hora de as alojarmos na Internet para as podermos partilhar da forma que entendermos. Os sites que se seguem são somente alguns dos sites que uso para hospedar imagens.

Hospedagem de imagens online:
Imageshack;
Photobucket;
XS.to.

Para quem quer criar albuns em forma de apresentação / Slide Shows com algumas molduras e transposições de imagens engraçadas sugere-se os seguintes sites:

Apresentações / Albuns de Fotografias:
Slide.com;
Picture Rail.

Para utilizadores mais experientes ou nem por isso e/ou amantes da fotografia, podem também criar contas nos serviços de partilha de fotografias e dar a conhecer a vossa arte ao resto do mundo. O que se segue são somente algumas sugestões de sites para o efeito.

Comunidades de Fotógrafos Amadores e Profissionais:
Olhares.com;
1000 Imagens;
Fotodependente;
Flirk;
Devian Art.

Bem e espero que esteja ai informação suficiente para saberem o que fazer com as vossas fotos.

3 comentários:

Célia disse...

Eu utilizo o Picasa e gosto bastante :)

Paulo disse...

Mas que grande post! Muito útil e de muita qualidade :)

Eu uso o Photobucket também.

Ana Brito disse...

Deviamos andar ku nelson no bolso..Só da ideias uteis! xD

Gostava de reduzir as suas despesas com creditos? Contacte-me: 926 80 90 92 | Nelson Favas Consultor Financeiro
Saiba como, contacte-me