Gostava de comprar casa nova ou trocar de casa e precisa de financiamento? Contacte-me: 926 80 90 92 | Nelson Favas Consultor Financeiro
Saiba como, contacte-me

13 setembro 2007

Instalar Ubuntu a partir do Windows

Para quem não sabe, Ubuntu é um sistema operativo Linux lançado em Outubro 2004, baseado na distribuição Debian, sob uma licença que se apoia apenas em software aberto e livre. O seu nome deriva do conceito sul africano Ubuntu (pronuncia-se /ùbúntú/ - u-BÚN-tu) ? que traduzido, quer dizer " humanidade para com os outros", conforme explica Nelson Mandela aqui.

O conceito do Ubuntu é simples, chegar a todos independentemente das suas limitações, nível de conhecimentos, condição física ou mental e nacionalidade e tudo de forma grátis.
Actualmente existe uma organização que cuida que as cópias do original em CD cheguem a todos os cantos do mundo sem quaisquer custos para o utilizador, sendo que para isso basta que criem uma conta aqui e solicitem posteriormente o seu CD do Sistema Operativo Ubuntu original aqui.

A outra forma de instalar o Ubuntu é fazer Download gratis da Internet, para aqueles que tem essa disponibilidade, podem-no fazer aqui e posteriormente gravar a imagem do CD para um CD e seguir estes passos.

Porém eu encontrei uma forma mais simples, prática e rápida de fazerem a instalação do Ubuntu e ainda com a vantagem da criação imediata de Dual Boot, para que possam utilizar o sistema operativo Windows para as tarefas que estão habituados e testarem à vontade o Ubuntu.

Para isso vamos utilizar o Wubi-Instaler, que é uma não oficial ferramenta de instalação do Ubuntu, que após a ter utilizado se tornou a minha melhor amiga.

1º- Façam Download do Wubi-Instaler a partir da página http://wubi-installer.org/ e guardem o ficheiro para uma pasta no disco;
2º - Correr o ficheiro "Wubi-7.04.04.exe" que acabaste de baixar e irá aparecer uma janela semelhante á seguinte:


Aqui devem seleccionar em que drive vão fazer a instalação, o espaço que deve ser reservado para a instalação (Nota: o mínimo a ser seleccionado devem ser os 2 Gb), qual a lingua em que pretendem instalar o vosso Ubuntu e também a criação de um utilizador e iniciar a instalação.

3º O Wubi irá iniciar a instalação fazendo download de todos os ficheiros necessários para a mesma, isso inclui o ISO do Ubuntu 7.04 (~690mb) o que poderá levar alguns minutos dependendo da vossa ligação à internet. Quando o Wubi terminar, este vai perguntar se querem reiniciar o computador, que deverá fazelo.

4º Enquanto o PC reinicia, o utilizador vai-se deparar com a janela do Dual Boot, algo semelhante a:



Aqui o utilizador deverá seleccionar Ubuntu, para que se inicie a instalação do Sistema Operativo.

4º O Ubuntu irá instalar-se no seu computador, este processo demora alguns minutos e não deverá ser interrompido. No final do Ubuntu estar completamente instalado o computador irá se reiniciar, devendo o Utilizador seleccionar novamente o SO Ubuntu, para desfrutar da sua primeira utilização;

5º Para utilizar o Ubuntu deverá utilizar o Utilizador e Password definidas no 2º passo. Agora utilize, explore o Ubuntu à vontade.

Fonte: How to Forge

Ficam alguns sítios para ler mais um pouco sobre este Sistema Operativo:

http://www.ubuntu.com/
http://www.ubuntu-pt.org
http://www.guiaubuntupt.org/

http://ubuntu.no.sapo.pt/

7 comentários:

Anónimo disse...

Aqui tem umas dicas legais de Linux e inclusive sobre o Ubuntu:

http://www.htmlstaff.org/secao.php?id=33

Anónimo disse...

Opa, Amigo parabéns pela iniciativa de criar esse Blog, já faz tempo que eu queria criar duas instalações do Windows mais Ubuntu e não sabia fazer.
Já passei esse software para todos os meus amigos, e logo todos irão abandonar o Windows...
Muito Obrigado!

Factoring Internacional disse...

Francisco da Silva.
jfdasilvaf@gmail.com
http://www.linkedin.com/pub/5/3b3/900



Agradeco as dicas de como usar o UBUNTU, ja instalei, ja estou usando.
Obrigado + 1 x pela ajuda.

Desejo a vc que continue assim , quando possivel ajudando os que tem pouco conhecimento na materia.

Um bom dia

Factoring Internacional disse...

Nelson,

Seria possivel montar outra pagina igualzinha a essa , mas para o Ubuntu 7.10 .

Obrigado

Francisco da Silva

Unknown disse...

Francisco da Silva, obrigado pela visita.

Meu caro, o mais simples mesmo é instalar por esse método e posteriormente fazer a actualização do Ubuntu 7.04 para o 7.10.

Para isso vá a Aplicações > Acessórios > Consola.

Assim que a consola abrir, digite:

sudo apt-get update

e o seu ubuntu instalará todas as actualizações necessárias.

Anónimo disse...

Nao consigo instalar o ubuntu.
Ele até aparece para intalar, mas quando eu clico em instalar ele vai para um tela que a setinha fica piscandoe nao sai de lá. (porque) Me ajudem por favor!!!

INFORENGE disse...

Caros colegas!Eu só não vou comentar sobre a intalação do LINUX porque eu já o instalo até de traz prá diante,com ou sem win...,instalo pppoeconf e etc.
O mais complicado que eu achei foi instalar programas baixados da internet!Já usei apt-get,aptitude e etc.Tenho certeza que não estão me ensinado certo.Algum abençoado sabe a maneira certa para este processo?valdemarchaves@gmail.com

NOVO CONVERTIDO AO LINUX(03 MESES)

Gostava de reduzir as suas despesas com creditos? Contacte-me: 926 80 90 92 | Nelson Favas Consultor Financeiro
Saiba como, contacte-me